Morreu o fundador do rock, Chuck Berry

A grande influência dos Rolling Stones e dos Beatles tinha 90 anos.

18 de março de 2017 às 23:56Morreu o fundador do rock, Chuck Berry

18 de Março de 2017 vai passar a ser conhecido como o dia em que Chuck Berry foi encontrado morto em sua casa, em St. Charles County, Missouri, nos Estados Unidos.
 
Após tentativas de reanimação pela equipa médica de urgência, foi declarado o óbito no local. O guitarrista tinha 90 anos de idade.
 
Chuck Berry, vindo dos blues mais eléctricos, liderou o movimento de rhythm & blues que levaria ao nascimento do rock & roll, definindo o novo género através de temas que se tornariam referência como "Roll Over Beethoven" (1956), "Rock and Roll Music" (1957) e "Johnny B. Goode" (1958).
 
O músico foi uma grande influência para Elvis Presley, para os Beatles e sobretudo para os Rolling Stones. A viragem de Bob Dylan da folk para o som mais electrificado do rock teve como uma das grandes referências o seu ídolo de adolescência Chuck Berry.  
 
Chuck Berry faz parte da primeira leva de indigitados para o Rock & Roll Hall of Fame em 1986, a par de Elvis Presley, James Brown, Ray Charles, Little Richard, Buddy Holly, Fats Domino, Sam Cooke e os Everly Brothers.
 
Coube ao músico lendário o concerto de fecho da Expo 98 no palco maior do recinto na Praça Sony, em Lisboa. A pedido de Chuck Berry, o espectáculo de então não teve o auxílio dos dois ecrãs laterais.
 
 


 
 

 

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Mais Notícias

Greve afeta ligações fluviais entre Lisboa e margem sul
Rottweiler ataca criança de quatro anos
Jorge Simão já não é treinador do SC Braga
Cruyff dá nome a estádio do Ajax
Ataque em São Petersburgo (finalmente) reivindicado
Marcelo pede mais riqueza
AR evoca Mário Soares e os 43 anos de democracia
Elton John cancela concertos devido a infeção rara
25 de Abril em São Bento
Back to Top