Morreu o fundador do rock, Chuck Berry

A grande influência dos Rolling Stones e dos Beatles tinha 90 anos.

18 de março de 2017 às 23:56Morreu o fundador do rock, Chuck Berry

18 de Março de 2017 vai passar a ser conhecido como o dia em que Chuck Berry foi encontrado morto em sua casa, em St. Charles County, Missouri, nos Estados Unidos.
 
Após tentativas de reanimação pela equipa médica de urgência, foi declarado o óbito no local. O guitarrista tinha 90 anos de idade.
 
Chuck Berry, vindo dos blues mais eléctricos, liderou o movimento de rhythm & blues que levaria ao nascimento do rock & roll, definindo o novo género através de temas que se tornariam referência como "Roll Over Beethoven" (1956), "Rock and Roll Music" (1957) e "Johnny B. Goode" (1958).
 
O músico foi uma grande influência para Elvis Presley, para os Beatles e sobretudo para os Rolling Stones. A viragem de Bob Dylan da folk para o som mais electrificado do rock teve como uma das grandes referências o seu ídolo de adolescência Chuck Berry.  
 
Chuck Berry faz parte da primeira leva de indigitados para o Rock & Roll Hall of Fame em 1986, a par de Elvis Presley, James Brown, Ray Charles, Little Richard, Buddy Holly, Fats Domino, Sam Cooke e os Everly Brothers.
 
Coube ao músico lendário o concerto de fecho da Expo 98 no palco maior do recinto na Praça Sony, em Lisboa. A pedido de Chuck Berry, o espectáculo de então não teve o auxílio dos dois ecrãs laterais.
 
 


 
 

 

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Mais Notícias

Henrique Neto abandona PS
"O Banco de Portugal é que criou os lesados do BES"
Mais de metade dos portugueses já tem boletim de vacinas digital
Linkin Park cancelam digressão americana
Calmo e sereno: Zambujo encarna Chico Buarque em noite de verão
Pelo menos 8 meses de recuperação para Pinto da Costa
Greve na Autoeuropa em agosto
Linha Saúde 24 vai dar para marcar consultas com médico de família
Há mais de 40 espécies de tubarão em Portugal
PUB
Back to Top