Morreu o fundador do rock, Chuck Berry

18 de março de 2017 às 23:56Morreu o fundador do rock, Chuck Berry

18 de Março de 2017 vai passar a ser conhecido como o dia em que Chuck Berry foi encontrado morto em sua casa, em St. Charles County, Missouri, nos Estados Unidos.
 
Após tentativas de reanimação pela equipa médica de urgência, foi declarado o óbito no local. O guitarrista tinha 90 anos de idade.
 
Chuck Berry, vindo dos blues mais eléctricos, liderou o movimento de rhythm & blues que levaria ao nascimento do rock & roll, definindo o novo género através de temas que se tornariam referência como "Roll Over Beethoven" (1956), "Rock and Roll Music" (1957) e "Johnny B. Goode" (1958).
 
O músico foi uma grande influência para Elvis Presley, para os Beatles e sobretudo para os Rolling Stones. A viragem de Bob Dylan da folk para o som mais electrificado do rock teve como uma das grandes referências o seu ídolo de adolescência Chuck Berry.  
 
Chuck Berry faz parte da primeira leva de indigitados para o Rock & Roll Hall of Fame em 1986, a par de Elvis Presley, James Brown, Ray Charles, Little Richard, Buddy Holly, Fats Domino, Sam Cooke e os Everly Brothers.
 
Coube ao músico lendário o concerto de fecho da Expo 98 no palco maior do recinto na Praça Sony, em Lisboa. A pedido de Chuck Berry, o espectáculo de então não teve o auxílio dos dois ecrãs laterais.
 
 


 
 

 

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Mais Notícias

Parlamento da Escócia aprova referendo à independência
Messi suspenso por quatro jogos
Madeira: Aeroporto muda de nome para Cristiano Ronaldo
Sub -19: Bis de Rui Pedro garante fase final do Europeu da selecção
Manuel Fúria: "a música não deve ser patriota"
Plano de Contigência da saúde para Fátima já está em curso
PPE pede demissão do presidente do Eurogrupo
Menos de um minuto para vender 350 carros
Esgotados bilhetes do FC Porto para o clássico
Back to Top