Sister Sledge em dez grandes momentos

Homenagem a Joni Sledge, a primeira das irmãs a falecer.

13 de março de 2017 às 15:10Sister Sledge em dez grandes momentos

Em homenagem a Joni Sledge, a primeira das quatro irmãs das Sister Sledge a falecer, seleccionamos dez dos momentos altos desta girl band de soul e que entrou na história do disco-sound, sobretudo atráves do hit 'We Are Family'.

Joni Sledge tinha 60 anos de idade, era a segunda mais velha da irmandade, e foi encontrada morta na sua casa de Phoenix, na passada sexta-feira. Desconhece-se a causa do falecimento, anunciado à imprensa no sábado.

1974 - Love Don't You Go Through No Changes on Me
É talvez o primeiro grande prenúncio do futuro sucesso das Sister Sledge, quando ainda algumas das manas eram adolescentes. O tema levou-os ao famoso programa de TV 'Soul Train' e ao histórico festival Zaire 74, encabeçado por James Brown e BB King, e que era suposto ser uma promoção do duelo de pesos-pesados do boxe entre Muhammad Ali e George Foreman.


1975 - Circle of Love (Caught in the Middle)
É a canção que dá nome ao seu álbum de estreia, "Circle of Love", ainda muito marcado pela soul da Motown. Mas o quarteto de irmãs já estava explosivo.


1979 - He's the Greatest Dancer
A boémia toma conta da música das Sister Sledge e das suas letras, à volta dos desejos sexuais, como é o caso desta canção. O mundo passa a dançar Sister Sledge que se transformam num dos ícones do disco-sound, dois anos depois do boom liderado por Gloria Gaynor e Donna Summer.

 

1979 - We Are Family
Bernard Edwards e Nile Rodgers dos Chic escrevem este tema para as Sister Sledge. É o grande momento de glória das quatro irmãs. Em 1979, a canção invade as pistas de dança e de lá ainda não saiu.

 

1979 - Lost in Music
O video em baixo é o retrato da época: bolas de espelhos, muita fumarada em palco, vestidos avermelhados e uma coreografia muito inocente. O tema é outra oferta da dupla Bernard Edwards/Nile Rodgers.

 

1979 - Let's Go on Vacation
Esta é outra das músicas fortes para a obra-prima das Sister Sledge, o álbum ¿We Are Family¿. O lema é bom: ir de férias. O R&B é do bom e do antigo.


1981 - All American Girls
O impacto do disco-sound estava a esvaziar-se mas não para as Sister Sledge, que, usando já mais sintetizadores, estavam ainda longe de desligar as luzes de clubes nocturnos. Como se vê neste videoclipe.


1981 - He's Just a Runaway
Publicado no ano de morte de Bob Marley, as Sister Sledge fazem depois uma versão reggae do tema que se torna um tributo ao lendário cantor jamaicano.


1982 - All the Man That I Need
A canção que nove anos mais tarde Whitney Houston interpretaria (arrebatando mais um êxito para a sua conta), já tinha sido cantada na famosa série de TV ¿Fama¿ (que passou também em Portugal). Kathy Sledge cantou 'All the Man That I Need' em dueto com David Simmons.

 

1985 ¿ Frankie
Com Nile Rogers novamente na retaguarda, as Sister Sledge abandonam em definitivo as luzes intermitentes do disco-sound. Mas o sucesso a grande escala de 'We Are Family' nunca mais se repetiu.
 

 

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Mais Notícias

Visão, Caras, e Blitz à venda ou fecham
Enfermeiros obstetras retomam greve amanhã
Porto Editora suspende venda dos polémicos blocos de atividades
Naufrágio no Brasil faz pelo menos sete mortos
Filhas de Dave Grohl aparecem no vídeo novo da banda
Comissão para a igualdade recomenda retirada de Blocos de Atividades para meninos e meninas
Morrissey vai lançar álbum novo
Chamadas internacionais: DECO irá apresentar queixa no Ministério Público
Escola Portuguesa de Macau com maiores estragos de sempre depois do tufão
PUB
Back to Top