Sister Sledge em dez grandes momentos

Homenagem a Joni Sledge, a primeira das irmãs a falecer.

13 de março de 2017 às 15:10Sister Sledge em dez grandes momentos

Em homenagem a Joni Sledge, a primeira das quatro irmãs das Sister Sledge a falecer, seleccionamos dez dos momentos altos desta girl band de soul e que entrou na história do disco-sound, sobretudo atráves do hit 'We Are Family'.

Joni Sledge tinha 60 anos de idade, era a segunda mais velha da irmandade, e foi encontrada morta na sua casa de Phoenix, na passada sexta-feira. Desconhece-se a causa do falecimento, anunciado à imprensa no sábado.

1974 - Love Don't You Go Through No Changes on Me
É talvez o primeiro grande prenúncio do futuro sucesso das Sister Sledge, quando ainda algumas das manas eram adolescentes. O tema levou-os ao famoso programa de TV 'Soul Train' e ao histórico festival Zaire 74, encabeçado por James Brown e BB King, e que era suposto ser uma promoção do duelo de pesos-pesados do boxe entre Muhammad Ali e George Foreman.


1975 - Circle of Love (Caught in the Middle)
É a canção que dá nome ao seu álbum de estreia, "Circle of Love", ainda muito marcado pela soul da Motown. Mas o quarteto de irmãs já estava explosivo.


1979 - He's the Greatest Dancer
A boémia toma conta da música das Sister Sledge e das suas letras, à volta dos desejos sexuais, como é o caso desta canção. O mundo passa a dançar Sister Sledge que se transformam num dos ícones do disco-sound, dois anos depois do boom liderado por Gloria Gaynor e Donna Summer.

 

1979 - We Are Family
Bernard Edwards e Nile Rodgers dos Chic escrevem este tema para as Sister Sledge. É o grande momento de glória das quatro irmãs. Em 1979, a canção invade as pistas de dança e de lá ainda não saiu.

 

1979 - Lost in Music
O video em baixo é o retrato da época: bolas de espelhos, muita fumarada em palco, vestidos avermelhados e uma coreografia muito inocente. O tema é outra oferta da dupla Bernard Edwards/Nile Rodgers.

 

1979 - Let's Go on Vacation
Esta é outra das músicas fortes para a obra-prima das Sister Sledge, o álbum ¿We Are Family¿. O lema é bom: ir de férias. O R&B é do bom e do antigo.


1981 - All American Girls
O impacto do disco-sound estava a esvaziar-se mas não para as Sister Sledge, que, usando já mais sintetizadores, estavam ainda longe de desligar as luzes de clubes nocturnos. Como se vê neste videoclipe.


1981 - He's Just a Runaway
Publicado no ano de morte de Bob Marley, as Sister Sledge fazem depois uma versão reggae do tema que se torna um tributo ao lendário cantor jamaicano.


1982 - All the Man That I Need
A canção que nove anos mais tarde Whitney Houston interpretaria (arrebatando mais um êxito para a sua conta), já tinha sido cantada na famosa série de TV ¿Fama¿ (que passou também em Portugal). Kathy Sledge cantou 'All the Man That I Need' em dueto com David Simmons.

 

1985 ¿ Frankie
Com Nile Rogers novamente na retaguarda, as Sister Sledge abandonam em definitivo as luzes intermitentes do disco-sound. Mas o sucesso a grande escala de 'We Are Family' nunca mais se repetiu.
 

 

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

PUB
Back to Top