APA garante eficácia na medição da qualidade do ar em Setúbal

A Agência Portuguesa do Ambiente garante que a situação na SAPEC foi devidamente acompanhada.

Lusa
17 de fevereiro de 2017 às 13:46APA garante eficácia na medição da qualidade do ar em Setúbal

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garante que a qualidade do ar em Setúbal foi devidamente acompanhada e monitorizada, na sequência do incêndio que deflagrou esta semana nos armazéns de enxofre da fábrica SAPEC.

A resposta surge depois do jornal Público ter noticiado hoje que uma avaria na unidade móvel da APA atrasou a medição de enxofre no ar em Setúbal.

Em comunicado enviado à Rádio Comercial, a Agência Portuguesa do Ambiente refere que "o recurso a uma unidade móvel de monitorização de qualidade do ar não teria relevância". A entidade garante que "os meios existentes, as estações, os modelos e a estrutura de acompanhamento permitiram acompanhar a ocorrência de forma eficaz".

A APA assegura que "neste momento, continuam a registar-se valores de dióxido de enxofre muito abaixo do valor limite, não representando qualquer risco para a saúde humana".

O presidente da Associação Ambientalista Zero considera que houve uma "subavaliação das consequências" do fumo do enxofre em Setúbal. Em declarações à Rádio Comercial, Francisco Ferreira diz que é preciso apurar a responsabilidades.

 

 

O especialista em qualidade do ar alerta ainda as autoridades para prossiveis problemas na saúde a longo prazo.

 

 

O incêndio que deflagrou na madrugada de terça-feira nos armazéns de enxofre da SAPEC provocou ferimentos ligeiros em 20 pessoas, entre as quais 10 bombeiros e quatro crianças. O fogo só foi considerado extinto na quinta-feira.

  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Mais Notícias

Marcelo pede mais riqueza
AR evoca Mário Soares e os 43 anos de democracia
25 de Abril em São Bento
Rottweiler ataca criança de quatro anos
Elton John cancela concertos devido a infeção rara
Benfica perde final da Youth League
PGR abre inquérito à morte de adepto leonino
Marcelo condecora Sá Carneiro
DGS confirma 24 casos de sarampo
Back to Top