Manifestação pelo fecho da central nuclear de Almaraz esta quinta-feira

11 de janeiro de 2017 às 15:23Manifestação pelo fecho da central nuclear de Almaraz esta quinta-feira
A Zero (Associação Sistema Terrestre Sustentável) marcou para esta quinta-feira uma manifestação, junto ao consulado de Espanha em Lisboa, para apelar ao fecho da central nuclear de Almaraz. A central situa-se em território espanhol, mas apenas a 100 quilómetros de Portugal. A associação ambientalista conclui que, atendendo à idade da central, esta já deveria ter sido encerrada.

Recentemente, Espanha anunciou a instalação para armazenamento temporário de resíduos nucleares junto à central, em Cáceres, junto ao rio Tejo. Esta questão gerou polémica porque foi uma decisão tomada sem o consentimento das autoridades portuguesas, violando assim uma directiva comunitária, que pressupõe uma análise ambiental sempre que o caso em questão possa ter impacto além-fronteiras.

Portugal ameaçou apresentar queixa junto da Comissão Europeia e, face a isso, Espanha já admitiu que há espaço de manobra para negociar com Lisboa sobre a edificação ou não do armazém. 

Para a Zero, a decisão de edificar um armazém de resíduos nucleares junto a Almaraz “é um indício muito relevante da intenção de se prolongar, uma vez mais, o funcionamento da central nuclear”, o que representa “um risco que será agravado com uma maior idade da central nuclear”, já que “em 2016, Almaraz foi a central nuclear espanhola com maior número de notificações por incumprimentos de segurança”.

A manifestação convocada pela Zero para esta quinta-feira em Lisboa acontece no mesmo dia em que se espera uma reunião em Madrid sobre a questão de Almaraz.

Alfonso Dastis, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, anunciou que Portugal vai estar presente no encontro de trabalho dos titulares das pastas do Ambiente dos dois países. Também o ministro português, João Matos Fernandes, anunciou há pouco a sua presença na reunião.

Caso tenha algum comentário a fazer:

  • Partilhar

Mais Notícias

Justin Bieber e Kourtney Kardashian: namoro à vista?
Filandês transforma lago de gelo em carrossel
The xx fazem versão de Drake
Obama: de "patrão" a padrinho de casamento
Centro Hospitalar do Porto investe 6 milhões na urgência
Portugal entrega queixa central de Almaraz
TAP transportou mais passageiros em 2016
Mais de 56 mil estavam com baixa mas podiam trabalhar
Vaga de frio: autarquia apoia sem-abrigo do Porto
Back to Top