Dez canções para o Outono

Escolhas para vários gostos mas para uma só estação.

22 de setembro de 2016 às 15:57Dez canções para o Outono
Hoje vem o Outono pela tardinha, a estação do ano que tem um charme especial para inspirar tantas canções. Fazemos um levantamento de 10 canções ilustradas pelas quedas das folhas. Para vários gostos, mas para uma só estação.

Guns N' Roses - 'November Rain'
No auge da sua popularidade com os dois álbuns de 1991 "Use Your Illusion", desencantaram uma das suas maiores baladas, de escalada épica: 'November Rain'.
 


Leonard Cohen - 'You Want It Darker'
O cantor veio quase em cheio com o Outono, tendo nascido na véspera do equinócio, a 21 de Setembro. E há lá compositor mais outonal que Cohen? Ao contrário do que é habitual, foi o aniversariante, o próprio cantor canadiano, a dar-nos ontem esta prenda: a nova canção 'You Want It Darker'.  
 


Carlos do Carmo - 'Homem das Castanhas'
“Um carro que se empurra, um chapéu esburacado, no peito uma castanha que não arde”: a letra é de Ary dos Santos, a composição musical de Paulo Carvalho. A interpretação é do incontornável Carlos do Carmo. Não há cheiro mais outonal que o do homem das castanhas.
 


Xutos & Pontapés - 'Chuva Dissolvente'
É um dos temas mais carismáticos da década de 90 dos Xutos, e poucos há do grupo lisboeta que se enquadrem tanto com esta estação.
 


Neil Young – 'Harvest Moon'
Uma das canções mais célebres de Neil Young, em toada country, sobre a lua cheia mais próxima do equinócio e que se agarra tão bem ao intimismo noctívago.
 


António Zambujo e Miguel Araújo – 'Fui Colher uma Romã'
Nas numerosas enchentes nos coliseus de Lisboa e do Porto, António Zambujo e Miguel Araújo arriscaram uma versão de uma das modas alentejanas mais populares, inspirada no Outono.
 


Frank Sinatra - 'September Song'
No jazz, não faltam standards sobre esta época do ano. September Song, um clássico composto por Kurt Weill, tem em Frank Sinatra uma das interpretações mais notáveis, para um álbum conceitual (e uma das suas obras-primas), "September of My Years".
 


Sétima Legião – 'Sete Mares'
É um dos grandes hinos outonais do pop-rock nacional dos anos 80, com uma sensibilidade nostálgica bem envolvente. Este reenquadramento do imaginário português está eternizado no segundo álbum dos Sétima, "Mar D'Outubro".
 


The White Stripes - 'Dead Leaves And The Dirty Ground'
O imaginário outonal da canção é apenas um ponto de partida para outros assuntos. A boa disposição da música opõe-se até ao espírito da estação. 'Dead Leaves And The Dirty Ground' faz parte do álbum "White Blood Cells" que ajudou a dupla norte-americana a projector-se mundialmente.
 


Diva – Amor Errante
É o grande êxito da banda de Natália Casanova, publicado no álbum de estreia "Ecos D’Outono". E que não deixa esquecer este grupo influenciado pelos Cocteau Twins.
 
  • Partilhar

Relacionadas

  • Zé Pedro dos Xutos faz 60 anos
    14 de setembro de 2016
    Zé Pedro dos Xutos faz 60 anos

Caso tenha algum comentário a fazer:

Back to Top