Nova aplicação móvel ajuda crianças perdidas

A Remumber ajuda as crianças a memorizar número de telefone dos pais

06 de julho de 2016 às 12:06Nova aplicação móvel ajuda crianças perdidas
É lançada hoje em vários países, incluindo Portugal, a 'Remumber'. Uma nova aplicação móvel que ajuda as crianças a memorizar o número de telefone dos pais, para que possam contactá-los em caso de emergência.
A ‘Missing Children Europe’ é a fundação que desenvolve a ideia de que as crianças aprendam, através de um «processo muito simples», o número de telefone dos pais, usando-o como código de desbloqueio do seu ‘smartphone’ ou ‘tablet’, contou à Lusa a presidente da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas (APDC), parceira da federação europeia desta aplicação em Portugal.

A iniciativa tem maior impacto no período de férias, devido ao maior «trânsito de pessoas dentro da Europa, nomeadamente em Portugal, onde há muita movimentação de turistas», e, por vezes, «as crianças perdem-se e não sabem como contactar os pais», acrescentou Patrícia Cipriano, presidente da APDC. Para a responsável, o facto de as crianças saberem o contacto dos pais vai evitar "muitas aflições", porque a polícia, a pessoa que está na praia, um vigilante ou outra pessoa vai poder ligar à família e dar a localização da criança, caso esteja perdida. 

A federação europeia explica que, depois de instalada a aplicação ‘Remumber’, basta digitar o número de telefone a memorizar e o dispositivo será bloqueado. A memorização é feita gradualmente: as crianças devem aprender os quatro primeiros dígitos de cor e, em seguida, os outros números a inserir são iluminados se a criança está bloqueada e precisa de uma pista.
Os pais são informados por e-mail, assim que a criança memorizar com sucesso todo o código, e podem, em seguida, digitar um novo número para memorizar, deixar o número original ou desinstalar a aplicação, informa a 'Missing Children Europe'.

Para a organização, a aplicação 'Remumber' pode igualmente constituir «uma boa oportunidade para abordar a matéria da confiança e segurança» com as crianças e para «definir algumas diretrizes por acordo, especialmente pouco antes das férias».

Além de Portugal, a aplicação é lançada hoje em vários países, nomeadamente, Bélgica, Itália, República Checa, Sérvia, Estónia, França, Áustria, Espanha, Grécia, Albânia, Irlanda, Hungria e Roménia.

Veja aqui como funciona:
  • Partilhar

Caso tenha algum comentário a fazer:

Mais Notícias

Incêndios: António Costa diz que dá a cara. Vai arrancar projeto-piloto para concelhos afetados
Salvador Sobral reconhece que foi "inoportuno" no MEO Arena
Governo regulariza precários da função pública em dois regimes
Benfica: Arango confirmado na Luz
Iggy Azalea responde às críticas de Halsey
Fake News: Donald Trump usa capas de revista falsas para decorar clubes de golfe
Carrinhos de rolamentos promovem turismo em Pedrógão Grande
Governo aciona fundo de recuperação de equipamentos municipais
Desaparecem taxas moderadoras nos cuidados paliativos
PUB
Back to Top