Acreditar


“Tratar a criança ou jovem com cancro e não só o cancro na criança ou jovem”

 

A Acreditar é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1994 como resultado da mobilização nacional de pais de crianças utentes dos serviços de oncologia pediátrica do país. Todos os anos surgem novos casos de cancro infantil. As crianças e jovens com cancro e os seus pais sofrem durante anos psíquica, física e economicamente. A experiência mostra que a solidariedade é um factor de extrema importância para ajudar a minimizar os problemas causados pelos longos e difíceis períodos de tratamento. Por outro lado, é cada vez maior a percentagem dos que vencem a doença. Há, de facto, razões para fundamentar essa esperança. Actualmente, cerca de 75% dos casos de cancro infantil podem ser totalmente curados e, a cada dia que passa, registam-se progressos na luta contra a doença.

O trabalho da Acreditar reparte-se por quatro núcleos regionais correspondentes aos centros urbanos onde existem hospitais de oncologia pediátrica. O núcleo Norte, com sede na cidade do Porto, o núcleo Centro situado em Coimbra.No Sul o  núcleo localiza-se em Lisboa e na ilha da Madeira encontramo-nos na cidade do Funchal. Abrangida pelo Regime de Mecenato Social, a Acreditar vive essencialmente dos apoios dos seus associados e amigos – sejam particulares ou empresas, do trabalho de voluntários e de um reduzido corpo de pessoal administrativo que assegura a sua gestão corrente. A Acreditar é membro fundador do  CCI – Childhood Cancer International, organismo essencial na partilha de conhecimentos e experiências.

Necessidade 
Está a nascer, finalmente na cidade do Porto, mais uma Casa Acreditar! É já no final de 2016 que a Casa Acreditar do Porto irá acolher gratuitamente as famílias de crianças e jovens que, em tratamento no IPO Porto e no Hospital São João, residem longe da cidade. Aqui encontrarão um porto de abrigo para uma vida em família onde é facilitada a recuperação física e emocional. Este projecto constitui um grande desafio financeiro só possível com o envolvimento de toda a sociedade portuguesa. Os donativos de todos para um projeto que, sabemos, tem um retorno social de 8,38€ por cada 1€ investido (Estudo Social Return on Investment) e, sobretudo, marca a vida das famílias como esta que passou pela Casa de Lisboa e nos conta… "Entrámos na Casa da Acreditar com os nossos receios, medos e inseguranças – saímos sete meses depois com muitos amigos e recordações".
NIB: 0007.0000.0597.7500.1622.3 (Novo Banco).


http://www.acreditar.org.pt

Recomendamos

Back to Top