Ai Destino, Ai Destino: Brasil com Tiago Salazar

Todas as semanas, a Rádio Comercial dá-lhe o roteiro perfeito para a sua viagem.

Descarregue o podcast e apanhe boleia com a Comercial. 

Sempre à segunda-feira, um novo episódio com histórias de viagens de figuras da Rádio Comercial e de personalidades da música e cultura. 

Com ANA MARTINS, locutora - e guia turística noutra vida.

Sonoplastia de MÁRIO RUI, o mago do som! 

Ai Destino, Ai Destino: Brasil com Tiago Salazar

0:00
0:00

BRASIL COM TIAGO SALAZAR

 

 

Há muitos Brasis dentro de um país que é quase um continente. Tiago Salazar, escritor de viagens e apresentador de televisão, passou quatro meses à descoberta do Brasil na série televisiva “Endereço Desconhecido”. Ainda assim, só desbravou 13 dos 26 estados brasileiros. Aterrou com luvas e gorro, viu neve, andou na Amazónia, no Pantanal, nas grandes cidades... ah, e pelo caminho também viu praia.

 

Descreve o Brasil como se fosse um postal...
Podes fazer ski no Brasil, montanhismo, trekking na selva. Nao é só aquela ideia da praia. E como é tão distinto em tudo, não se pode falar do povo brasileiro como uno. A própria geografia também ajuda a que consigas estar num país em que tão depressa estás na selva, como num deserto, como na selva da cidade - em cidades com mais população que Portugal.

 

Experiências a não perder... 
A Chapada dos Veadeiros, em Brasília - é uma formação rochosa com cachoeiras e trilhos lindíssimos. A comunidade de Alto paraíso, uma comunidade alternativa com uma relação com o esotérico. A Amazónia. O Rio. O Pantanal.

 

O que tem mesmo de comer...
Casquinha de Siri (um tipo de caranguejo), mandioca, açaí (que não deve ser comido sem ser em pó), água de coco, e fruta na Amazónia - fruta que só há ali, que não circula no resto do Brasil. O povo da Amazónia faz o culto da fruta. Podes passar uma semana a comer 100 variedades de fruta.  

 

Imagens de marca do Brasil... 
O Garrincha, o anjo das pernas tortas, grande jogador brasileiro. O Nelson Motta. A Elis Regina. O Vinicius. O Tom Jobim. O Chico. Os manos Bethânia e Caetano. Também podia dizer Clarice Lispector. Legião Urbana. Ou Renato Russo. Mas se tiver que escolher só um... Clarice Lispector. 

 

Uma música para quando o avião aterrar... 
‘Atrás da porta’, Elis Regina.

 

Um livro para ler no caminho... 
“Chega de Saudade - A História e as Histórias da Bossa Nova”, Ruy Castro; 
“Felicidade Clandestina”, Clarice Lispector

 

Numa palavra...
*Censurado* (É ouvir o podcast para perceber!) 

 

Veja Também em Podcasts

Recomendamos

Back to Top